A depressão é um problema de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma doença complexa que pode ter múltiplas causas, incluindo fatores biológicos, psicológicos e sociais.

A depressão não é apenas um sentimento triste ou “bug” passageiro. É um distúrbio mental grave que afeta a forma como uma pessoa pensa, se sente e age. A depressão pode interferir significativamente na capacidade de uma pessoa de realizar atividades diárias, como trabalhar, estudar, dormir e comer. Pode também causar problemas em relacionamentos e na vida social.

OMS e a Depressão

A depressão é um problema crescente em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atingiu proporções epidêmicas e afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, e prevê que a depressão será a principal causa de incapacidade no mundo.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 5,9% da população sofre com algum tipo de transtorno mental grave, sendo a depressão o segundo mais prevalente, atrás somente dos transtornos do humor (comumente chamados de “distúrbios bipolares”).

Apesar da sua alta prevalência, a depressão ainda é considerada uma doença “tabu” na sociedade brasileira. Muitas vezes é ignorada ou subestimada pelos próprios pacientes e pelos seus familiares.

A falta de compreensão sobre a natureza da doença leva muitas vezes à demora no diagnóstico e no início do tratamento adequado.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para minimizar os sintomas da depressão e evitar complicações graves.

Sintomas de depressão

A depressão pode ser mais do que um estado constante de tristeza ou sensação de “tristeza”.

A depressão grave pode causar uma variedade de sintomas. Alguns afetam seu humor e outros afetam seu corpo. Os sintomas também podem ser contínuos ou ir e vir.

Os sintomas da depressão podem ser experimentados de maneiras diferentes entre homens, mulheres e crianças.

Os homens podem apresentar sintomas relacionados a:

Ansiedade, agressividade, irritabilidade, inquietação, raiva, sentir-se vazio, sem esperança, usar drogas para encontrar mais prazer nas atividades favoritas, beber excessivamente, sentir-se facilmente cansado, pensamentos suicidas, redução do desejo sexual, falta de desempenho sexual, respostas atrasadas durante as conversas, incapacidade de concentração, dificuldade em completar tarefas, insônia ou sonolência excessiva, fadiga, dores, dor de cabeça, problemas digestivos, por exemplo.

As mulheres podem apresentar sintomas relacionados a:

Irritabilidade, sentir-se triste ou vazia, ansiosa ou sem esperança, perda de interesse em atividades, afastamento de compromissos sociais, pensamentos de suicídio, pensar ou falar mais devagar, dificuldade em dormir durante a noite, acordar cedo, dormir muito, diminuição de energia, maior fadiga, alterações no apetite, alterações de peso, dores, dores, dores de cabeça, aumento de cãibras.

As crianças podem apresentar sintomas relacionados a:

Irritabilidade, raiva, alterações de humor, sentimentos de incompetência (por exemplo, “Não consigo fazer nada direito”) ou desespero, choro, tristeza intensa.                                                  Ter problemas na escola ou recusar-se a ir à escola, evitar amigos ou irmãos, pensamentos de morte ou suicídio, dificuldade de concentração, declínio no desempenho escolar, mudanças nas notas, dificuldade em dormir ou dormir muito, perda de energia, problemas digestivos, alterações no apetite, perda ou ganho de peso.       Os sintomas podem se estender além de sua mente.

Teste de depressão

Não existe um único teste para diagnosticar a depressão, seu médico pode fazer um diagnóstico com base em seus sintomas e em uma avaliação psicológica.

Na maioria dos casos, eles farão um monte de perguntas sobre, por exemplo:

humores

apetite

padrão de sono

nível de atividade

pensamentos

A depressão é uma doença que muitas vezes está associada a outros problemas de saúde. Consequentemente, seu médico pode realizar um exame físico e solicitar exames de sangue para descartar qualquer possível causa física, e às vezes, problemas de tireoide ou deficiência de vitamina D podem desencadear sintomas de depressão.

Não ignore os sintomas de depressão. Se seu humor não melhorar ou piorar, procure ajuda médica. A depressão é uma doença mental grave com potencial para levar à morte, se não for tratada adequadamente. Procure ajuda especializada para obter o melhor tratamento possível e voltar a ter uma vida bem-sucedida.

As Terapias Energéticas e a Depressão

A frustração de lidar com uma condição, muitas vezes incompreendida, pode acentuar a depressão e a ansiedade complicando sua saúde.

As Terapias Energéticas também tem evoluído na busca de ajudar as pessoas com essas perturbações.

Hoje podemos lhe auxiliar na limpeza do seu Campo Espiritual, modificar sua programação mental para aceitar a cura e conviver harmoniosamente com o tratamento, voltando a ter vontade de viver.

Dispomos de tecnologia de 5ª dimensão para lhe auxiliar nessa caminhada, e resolver suas dores e distúrbios.

Para saber mais sobre o assunto, pode clicar nesse link.

Conheça nossa biblioteca de artigos.

Para fazer uma avaliação, visite nossa Loja Virtual