Insegurança Profissional

Insegurança na vida profissional

Antes de entender o que é insegurança, vamos nos informar o que ser alguém seguro.

Segurança significa situação de estar seguro, ou seja, estado de estar certo de algo, por isso é tão interligado com a insegurança.

A insegurança pode estar diretamente ligada com o complexo de inferioridade, pois quem se sente inferior não consegue ser seguro no que esta executando. Com essa dificuldade acaba-se ficando estagnado em sua vida profissional.

Existem momentos e situações que façam uma pessoa se sentir inseguras.

Pessoas que sentem inseguras elas sentem medo de arriscar em novas oportunidades, tem dificuldade de tomar decisões mais importantes.

Profissionais que possuem cargos de liderança, gerência ou chefias passam por algumas dificuldades para conseguir conciliar a vida pessoal com a vida profissional.

Pois o quão difícil é separar esses dois, uma vez que certas decisões tomadas na vida pessoal pode atrapalhar a vida profissional e vice versa.

Não é possível que um profissional tenha um cargo de liderança somente sendo bonzinho sem ter um pulso firme e planejamento, sabe-se o quão necessário é ter treinamento para driblar a insegurança e o medo de errar, desse modo ganham confiança e visibilidade na empresa.

É compreensível que um líder passe por dificuldades até conseguir se posicionar no lugar onde deseja.

Quando se sentir inseguro, chame sua equipe para conversar e peça opiniões e auxilio referente a um determinado assunto.

Em uma reunião um líder pode confessar para sua equipe que ele esta com dificuldade uma vez ou outra e pedir auxilio para se ajustar a situação.

Seus colegas vão se sentir mais confiantes e felizes se suas ideias forem escutadas e talvez acolhidas, se dez colegas opinarem e você pegar um pouco de cada informação dada e fazer uma junção, acolher e posteriormente por em prática, certamente irá criar um ambiente de trabalho melhor.

Existem algumas características de pessoas que possuem dificuldades de sentir segurança no trabalho, veja se você se identifica com alguma:

Tem dificuldades de ouvir e aceitas posições diferentes das suas.

Apropria-se de ideias de seus membros de sua equipe, ao invés de dar credito a quem realmente merece.

Um líder inseguro coloca a culpa no outro ao invés de assumir a culpa ou ser solidário com seus colegas.

Um líder inseguro também sente ciúmes de quem se destaca na equipe, daquele que consegue bater as metas que lhe são proposta. Um líder inseguro sente-se ameaçado quando vê outro colega se destacar.

Só que quem tem essa característica não é bem visto por seus colegas, pois todos percebem suas atitudes desmotivacionais com seus colegas.

Veja abaixo algumas dicas para ter mais visibilidade e confiança no trabalho como líder:

1º Pesquisar sobre o trabalho a ser executado, para não ser pego de surpresa e passar por dificuldades na hora da execução do mesmo.

2º Saiba delegar tarefas, ou seja, se faça ser entendido quando passar uma missão a alguém, não fale nada em entre linhas e sim passe com clareza e exatidão. Saiba quem está reparado antes de sair dando ordens.

3º Ter visão de águia é o mesmo que ver longe, ter uma visão de amplitude, não apenas a visão para o dia de amanhã e sim para mais longe.

4º Tenha uma linha de comunicação clara e direta com seus colegas e subordinados, seja alguém de mente aberta, desse modo quem trabalha contigo sentira-se livre para poder conversar e dar opiniões sempre que for necessário.

5º Seja um líder motivador, pois é muito importante para uma equipe quando seu líder reconhece seu talento, além do que reconhecimento também lhe orienta para seu crescimento. Sempre que um funcionário se sentir valorizado ele irá fazer seu trabalho cada vez da melhor forma, pois nada é mais motivador do que o reconhecimento de um líder.

Para vencer a insegurança é necessário ter autoconhecimento, pois quem se possui essa característica passa a ter mais confiança em si mesmo, pois temos que se conhecer.

Para se sentir seguro, a pessoa tem que ter confiança em si mesma além de que a confiança anda lado a lado com a competência.

Através da Mesa Espiritual Quântica fazemos o diagnóstico e o tratamento necessário, à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *